Clarabóias: A energia da luz

“Clarabóias: A energia da luz” : são uma solução inteligente para melhorar o conforto nos espaços interiores e aproveitar ao máximo a luz do sol .

Assim vai poupar no aquecimento, na iluminação e proteger o ambiente com todas as garantias de um excelente isolamento e durabilidade .

Como elemento arquitectónico permite a entrada de luz natural, directa ou indirectamente, através de rasgos abertos nos tectos e ou telhados. Proporciona aos ocupantes alguma ligação visual ao ambiente exterior, torna-se uma boa opção para quem busca um diferencial na hora de construir.

Em primeiro lugar este equipamento versátil, pode ser instalado em qualquer telhado, sem restrições de tamanho ou função.

Clarabóias: A energia da luz , ideal para dar um toque de requinte ao permitir iluminação natural, num ambiente interno.

Valorizar ambientes internos; ao adicionar este recurso garante, inclusive, economia de energia eléctrica, já que permite que a iluminação natural invada todo o espaço interior.

Clarabóias podem ter diversos formatos.

Quais as opções disponíveis:

Podem ser construídas em todo o tipo de formatos , dos modelos disponíveis é possível destacar :

  • A PLANA é constituída por alumínio ou aço e com uma cobertura de vidro ou policarbonato semitransparente, que é instalado no tecto, permitindo a entrada directa de luz.
  • As SHED são verticais no telhado, que permitem a entrada de luz, como também a circulação de ar. Se for esse o propósito, este tipo pede um planeamento mais detalhado da cobertura e uma orientação correcta para que se aproveite a luz do sol.
  • O LANTERNIM pode ser definido como trechos mais altos que a cobertura, ou seja: a luz entra e o ar é constantemente trocado através do princípio de termossifão ou circulação forçada, em que o ar quente sobe e o ar frio desce.

Em conclusão isto significa que a maior parte das clarabóias permitem também a entrada de ar fresco por ventilação passiva, fazendo assim a renovação do ar interior.

Clarabóias: A energia da luz . Este elemento arquitectónico é típico dos telhados portugueses. Podemos encontrá-lo em vários formatos (redondo, rectangular, quadrangular…) e tamanhos, sendo que existem empresas especializadas neste tipo de janelas.

Juntamente com a iluminação e ventilação, as clarabóias, podem ainda proporcionar aquecimento extra durante o dia e actuar como um despertador natural num quarto todas as manhãs além de permitir um conforto acrescido com o meio envolvente.

Este tipo de janela como já referido anteriormente pode ter inúmeros formatos e tamanhos. Contando que sejam estruturados e construídos adequadamente para que sejam bem instalados e isolados evitando assim a entrada de água da chuva, por exemplo.

Instalação da clarabóia:

Requisitos para a instalação de uma clarabóia

Em primeiro lugar é necessário aferir se a sua casa, em específico o seu espaço de sótão, é adequado para a colocação de uma clarabóia:

O processo de construção de uma clarabóia envolve o levantamento rigoroso das dimensões no telhado, a construção de um sistema de suporte e finalmente a instalação .

A instalação de uma clarabóia é um processo delicado, devido às óbvias necessidades de isolamento e estanqueidade, nesse sentido vai exigir um trabalho e materiais de qualidade. Imagine as consequências de uma infiltração ou entrada directa de água por uma mal instalada! O mais sensato será pedir a ajuda a profissionais experientes.

A clarabóia ideal depende muito do local em que será instalada, assim como o método construtivo adoptado e tipo de cobertura adoptado, além disso os cuidados para uma instalação funcional é primordial.

Cuidados e Recomendações com a sua clarabóia:

Uma limpeza esporádica, mas regular, é importante para manter a transparência dos vidros e as boas condições das borrachas selantes e dos perfis periféricos. Evite fazê-la na hora mais quente do dia para evitar danos nos materiais.

A verificação dos componentes, quando falamos de componentes estamos a falar de borrachas e quadros, vidros e engrenagens. Pois a exposição solar pode ressecar e danificar estes componentes.

Ramos de árvores, detritos, e até granizo, podem fazer rachaduras nos vidros que vão comprometer o desempenho da clarabóia.

No caso de uma clarabóias com abertura mecânica, este deve ser bem inspeccionado pois pode acumular pequenos detritos, desvios, oxidação ou quaisquer outros danos.

Todo este trabalho precisa de um olhar profissional e técnico, pelo que é aconselhável contratá-lo com uma empresa especializada.

Frequentemente surgem problemas por falta de manutenção, se forem bem instaladas e de boa qualidade vão durar muitos anos.

Simultaneamente e para evitar que o espaço se torne uma estufa, recomenda-se que a abertura não ultrapasse 10% da área do piso.

Além disso, é um cuidado que se deve ter logo no início do projecto de arquitectura da sua casa.

A limpeza dos vidros deve de ser feita sempre de baixo para cima para evitar um aspecto gorduroso no vidro e possíveis manchas.

Conclusão:

Como se pode constatar, que existem diversos ambientes para incluir uma Clarabóias: A energia da luz

É uma óptima opção para locais que não possuem luz natural suficiente, ou simplesmente se é esse o traço arquitectónico escolhido para o seu imóvel e assim adicionar encanto.

Mas claro, como já foi alertado aqui, deve ser construída com bastante cuidado para evitar que fique demasiado iluminado, o que talvez possa ser demais para a sua casa. Poderá sempre optar por cortinas ou estores adequados para baixar um pouco a luz quando for necessário.

No caso de utilização em clarabóia ou telhado, para iluminação de passagem ou locais de trabalho, quando não o for necessário o vidro deve ser de segurança temperado ou laminado.